domingo, 29 de dezembro de 2013

O SILO, no Mundo das Bananas

Durante as férias decidi ler um livro com um género de literatura que normalmente não me é de primeira escolha, pelos conceitos e exposição dos assuntos em geral.

Entrei num mundo diferente pós-apocalíptico, em que uma comunidade tenta sobreviver num gigantesco silo subterrâneo hierarquizado, estratificado e rígido, com as hierarquias com excessiva categorização vertical, demasiado rígidas, não tendo “pejo” em enviar para o exterior, sem retorno, como” limpeza”, as pessoas que tentam questionar a realidade autoritária, ou argumentar sobre o seu funcionamento, contestando assim as regras infalíveis dessa comunidade.

Foi realmente uma experiência nova, útil e benéfica, que me estimulou e me vai impelir para outros horizontes de leitura, na escrita dirigida ao imaginário, irreal e utópico; mas também que esse mesmo mundo imaginário e utópico levará de certeza à reflexão sobre o mundo social e político em que vivemos.

É que este mundo apocalíptico e imaginário, é infelizmente real no mundo actual;

Pode-se perfeitamente comparar o conteúdo desta obra, nomeadamente o gigantesco silo subterrâneo, ao que se passa ainda e infelizmente nos países totalitários, em que a impossibilidade de expressar ideias por falta de liberdade, sem respeito pela autonomia do ser humano é total, para isso existindo também um mundo demasiado hierarquizado, que tenta não cometer o menor erro no sentido de manter nesse mesmo mundo o domínio totalitário total.

E nos países dito democratas?

Será que quando se pretende afirmar o correcto, ser integro contrariando, ser honesto desmentindo, ser correcto opondo-se, a diferença será na sociedade real, tão significativa, como nos tenta elucidar a palavra “democracia”?

2 comentários:

  1. João Gabriel, será que o mundo atual, não se encaminha para tirar sentido à palavra democracia?
    Será que o estudo, de certo modo, exagerado (?) será de ter em conta?
    De qualquer modo, as questões se me põem, mesmo sendo eu um otimista incorrigível ou será derivado a isso.
    O meu blog principal é: DANIEL MILAGRE.
    Desejo Bom Ano de 20l4.

    ResponderEliminar
  2. Daniel Costa, penso que o mundo já tirou sentido à palavra democracia.

    Um Bom Ano 2014

    ResponderEliminar